Etapas de Formação

A formação para a Vida Consagrada Franciscana do Coração de Maria é um trabalho pessoal, personalizado e contínuo no “seguimento-discipulado” de Nosso Senhor Jesus Cristo, vivido em “fraternidade, na oração, no trabalho e no apostolado”.

O Serviço de Animação Vocacional inspirando – se no Evangelho, explicita o convite de Jesus: “Vinde e vede…” (Jo 1,39). Esse covite tem  como principal tarefa apresentar à Vocacionada o fascínio da pessoa de Jesus, a beleza e a alegria de doar-se pela causa do Evangelho na Congregação, dando uma resposta consciente e livre ao chamado.

O Aspirantado é uma iniciação no Seguimento de Jesus Cristo na Vida Franciscana do Coração de Maria. É o tempo em que a Aspirante vai cultivando sua aspiração originária num processo de purificação e consolidação de suas motivações vocacionais.

O Postulado é a etapa de preparação em que a Formanda pede sua admissão à vida da Congregação. A Postulante reafirma a própria decisão no Seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, na vida Franciscana do Coração de Maria.

O Noviciado é o tempo em que a Noviça começa a vida religiosa consagrada, continua o discernimento e o aprofundamento da própria decisão de seguir Jesus Cristo na Igreja, segundo o espírito de São Francisco e dos Fundadores; conhece e experimenta mais de perto a forma de Vida Franciscana do Coração de Maria e demonstra seu querer quanto a admissão à profissão dos votos.

O Juniorato é o tempo em que a Formanda continua a sua formação para a Vida Consagrada Franciscana, nos aspectos teórico e prático, para torná-la apta a assumir com generosidade e fidelidade a vida e a missão própria da Congregação, no mundo de hoje, buscando o equilíbrio entre a formação Profissional, a Vida Apostólica e a Vida Contemplativa. A Juniorista é chamada a crescer na identificação com Jesus Cristo, e na participação ativa e corresponsável da vida e do trabalho da Fraternidade. O Juniorato é um tempo de preparação para a Profissão Perpétua.

A Formação Permanente Pós-votos Perpétuos tem a finalidade de proporcionar à Irmã, uma crescente maturação no seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, na continuidade do processo de sua própria formação humana, espiritual, doutrinal, religiosa, eclesial, apostólica e franciscana, num desejo constante de realizar as palavras de Cristo: “Sede perfeitos como vosso Pai é perfeito.” Mt 5,48

Ícone Facebook Siga o Facebook da nossa Congregação e conheça nossa comunidade. Siga nosso facebook