SAV – Serviço Animação Vocacional

SAV – Serviço Animação Vocacional

“Serviço” porque é uma missão que enquanto tal exige uma ação concreta.

“Animação” porque vem de vivacidade, alegria, é o empenho de animar, despertar para algo.
E é “Vocacional” devido ao fato de auxiliar cada Cristão a assumir o seu lugar na Igreja, recordando o chamado de Deus, a escolha de Deus por nós.

“Quem arrisca, o Senhor não o desilude; e, quando alguém dá um pequeno passo em direção a Jesus, descobre que Ele já aguardava de braços abertos a sua chegada” (EG 3, Papa Francisco).

Todos os batizados são de alguma forma vocacionados, mas, existem aqueles (as) que Deus está chamando para uma missão específica na Igreja através da Profissão Religiosa fazendo os Votos de: Pobreza, Castidade, Obediência. É preciso despertá-las cultivá-las, encaminhá-las e acompanhá-las no processo da opção vocacional consciente e livre, tendo como objetivo o comprometimento com a Vida dos preferidos de Jesus. A Igreja, em seus documentos, propõe um Itinerário, um caminho para ser seguido durante o processo de acompanhamento vocacional.

A animação tem como objetivo: despertar para a vocação humana, cristã e eclesial: discernir os sinais indicadores do chamado de Deus; cultivar a semente da vocação e acompanhar o processo de opção vocacional consciente e livre. As quatro etapas são intimamente relacionadas entre si. A animação vocacional quer despertar na vocacionada a consciência de suas reais motivações vocacionais. No decorrer do processo assumir a vocação como Serviço à Vida.

Na realidade, o chamado de Deus se dá ao longo da vida e nos colocamos a nos questionar sobre qual o caminho a tomar. E podemos sentir que essa resposta implica um itinerário, que por sua vez, é indicação e é realização do Caminho Vocacional. Somente a fé é capaz de fazer o vocacionado superar os seus limites humanos e se deixar guiar por Deus. Talvez você não compreenda a inquietação do seu coração, mas é necessário responder ao convite do Senhor e segui-lo como fez os seus discípulos por obediência e realização da vida. Pois, assim seremos felizes


Ícone Facebook Siga o Facebook da nossa Congregação e conheça nossa comunidade. Siga nosso facebook