Leigos Franciscanos do Coração de Maria

Leigos Franciscanos do Coração de Maria

Um novo jeito de estar no mundo e construir o Reino de Deus, com o Coração Materno da Mãe de Deus.

A Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria, em suas diaconias e nos encontros realizados pelos setores de trabalho, sentiu o desejo de alguns leigos em participar da sua vida. Desta percepção surgiu a inspiração de abrir-lhes a possibilidade de viverem o seu carisma, que é um dom de Deus para o mundo: ser presença do Coração de Maria.

O Papa João Paulo II, em seu Documento “Vita Consecrata”, incentiva a participação dos Leigos junto das Congregações Religiosas. Um jeito de constituir uma família e ao mesmo tempo, ter a oportunidade de aprofundar mais o seu Batismo, gerando um novo modelo de serviço para a humanidade sofredora.

Para que haja um processo de integração em uma espiritualidade específica faz-se necessário um caminho. Os Leigos Franciscanos do Coração de Maria estão de forma fraterna se organizando e constituindo um novo modo de viver o Carisma, Espiritualidade e Missão da Congregação, na família, no trabalho, na sociedade.

As Metas almejadas e trabalhadas são:
- Colocar-se à disposição da vontade de Deus;
- Ser no mundo presença do Coração Materno de Maria, que gera esperança, que se entrega ao serviço humilde dos irmãos, especialmente os pobres;
- Intensificar o amor ao Coração de Maria despertando o desejo de levá-la de casa em casa.

Somos pessoas leigas - casadas, solteiras, viúvas - que desejamos viver mais intensamente o seguimento de Jesus Cristo, o anúncio da Palavra de Deus, tendo como Mãe e Mestra, o Coração de Maria.

Nossa vocação Leiga Franciscana do Coração de Maria constitui um chamado constante a vivermos como nossa Fundadora, Madre Cecília: “Em Deus, com Deus e para Deus”. Somos chamados, portanto, a realizar nossa missão na família, na sociedade, em nosso trabalho e no serviço à Igreja.
Formamos fraternidade onde nos reunimos para descobrir juntos, o Caminho Franciscano do Coração de Maria.

Com a experiência de sermos irmãos, procuramos nos tornar presença de ternura, de compaixão e de paz, animando uns aos outros a levar adiante o chamado que Deus nos fez de sermos como Maria, a Mãe dos mais empobrecidos, revelando ao mundo o rosto misericordioso de Deus que cuida de todas as criaturas.

Ícone Facebook Siga o Facebook da nossa Congregação e conheça nossa comunidade. Siga nosso facebook